segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Comédia no Cinema 1: A comédia pastelão

O Diabo a Quatro:



Tudo tem um princípio, e de onde vem essa comédia com gags visuais cheias de sincronismo, toda uma verborragia que não nos deixa raciocinar o que foi dito, o andar engraçado do personagem, o total nonsense da situação, o personagem estúpido muito fora da casinha sendo levado a sério numa situação séria!?

Está lá, em meados da década de 30,com os irmãos Marx.

O filme em questão é Diabo a Quatro (Duck Soup, 1933), dizem que o melhor dos irmãos.

Os irmãos Marxs são a típica trupe de humoristas, tal qual o pessoal do Monthy Python ou Os Três Patetas ou ainda Os Trapalhões, mas a diferença é que foram eles que começaram com esse negócio de um conjunto de comediantes.

Os irmãos são: Groucho Marx, o falador, que tem uma metralhadora de tiradas, Chico Marx com seu sotaque italiano, Harpo Marx com suas buzinas que tomavam o lugar de seu falar (embora ele não fosse mudo, claro), e Zeppo Marx, que atuou em poucos filmes.


Chico, Groucho, Harpo e Zeppo


Vindos do teatro Vaudeville, mantiveram a caracterização desse tipo de performance em seus filmes, que geralmente contava com Groucho como protagonista, e Chico e Harpo aparecendo como velhos amigos ou irmão, o Diabo a Quatro foi o último filme que Zeppo apareceu, e bem secundariamente por sinal, depois ele acabou trabalhando sempre atrás dos holofotes na produção.

No filme, Firefly (Groucho Marx) é chamado para comandar uma nação que estava em crise, e acaba se desentendendo com um embaixador de um país vizinho, esse desentendimento irá gerar uma guerra entre os dois países. Chico e Harpo(que fica o tempo todo cortando coisas dos outros com uma tesoura) são dois espiões que tem como missão seguir e descobrir tudo sobre Firefly; e Zeppo é apenas um soldado do país comandado por Groucho, ele aparece com mais destaque no final do filme.

Um dialogo do filme em que Groucho(Firefly) conversa com a Mrs. Teasdale, logo quando ele é declarado chefe da nação:


Firefly: Não que eu me importe, mas onde está seu marido?
Teasdale: Como assim? Ele está morto?
Firefly: Aposto que ele tem usado isso como desculpa.
Teasdale: Eu estava com ele até o seu amargo fim.
Firefly: Não me admira que ele tenha morrido.
Teasdale: Eu o tomei em meus braços e o beijei.
Firefly: Ah, sim! Então foi assassinato. Você casaria comigo? Ele deixou algum dinheiro para você? Responda a segunda pergunta primeiro.


Firefly e Mrs.Teasdale


Era esse o tipo de dialogo que Groucho tinha, além de várias frases espirituosas que ele colecionou em muitos de seus filmes:


“Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas, custam tanto!”

“As noivas modernas preferem conservar os buquês e jogar seus maridos fora”

“Não entro para clubes que me aceitam como sócio.”

“Atrás de todo homem bem-sucedido, existe uma mulher. E, atrás desta, existe a mulher dele.”


E por ai vai...

O filme tem momentos impagáveis, repare sempre que Groucho chama por seu automóvel presidencial o que acontece, ou ainda na cena da barraca de limonada e de amendoin o que eles aprontam na troca de chapéu pra cima do vendedor de limonada, que fica doido da vida, ou a melhor de todas, a cena do espelho, em que Harpo tem que se fazer de reflexo para Groucho pois ele tinha quebrado um espelho e não podia ser descoberto pois seria condenado, podem parecer piadas datadas, e são, com certeza você já deve ter visto em algum filme ou desenho ou seriado por ai, acontece que foram eles que começaram isso.


Sketch do espelho


Aliás a influência dos Irmão Marx está explícito em vários filmes ou séries de comédia, de onde você acha que Woddy Allen tirou a idéia de que ser prolixo e fazer digressões em diálogos seria interessante, ou ainda, de onde você acha que veio o modo com que o Pernalonga fica comendo aquela cenoura e andando de um lado pra outro com ela ora na boca mastigando-a ora segurando-a na mão, é tudo cacoete de Groucho.

Diabo a Quatro é um filme para você assistir dando gargalhadas, se você tiver pelo menos um fino senso de humor, irá dar muitas, agora, se você gosta de piadas escatológicas, que frisam a flatulência, o sexo ou coisa assim, é melhor trocar de irmãos, procure os Farelly.



4 comentários:

Chrisophyta disse...

Despertei minha curiosidade sobre o filme, até busquei algo no youtube..
teu humor ao escrever é ironico e saboroso!! adoro ler seu blog...
mininuuu deves atualizar com mais frequencia hein ;DD
bjo bjo da sua amiga de tão tão longee...

Anônimo disse...

fer, coloca aquele negocinho aqui pra eu poder te seguir!! hahah
beijoss

Anônimo disse...

oba! agora que eu não largo mais do seu pé!

Jéssica Bartko disse...

legal pra caramba :O