sábado, 7 de junho de 2008

Sobre Guarapuava e alguns lugares!

Trabalho, alunos, professores, faculdade, tempo, preguiça, vocabulário, tudo isso e mais um pouco impossibilita constantes atualizações por aqui, mas as vezes apareço, principalmente numa madrugada de sábado depois de muito lutar para configurar e fazer funcionar a placa de rede no computador para normalizar a internet.
Mas, voltando a Guarapuava depois de muito tempo; faziam meses que queria escrever mais sobre os lugares tão maravilhosos e estonteantes que existem por aqui para diversão da população local e não local.
O primeiro lugar de extasiante divertimento é o tal do Cine XV, lugar este que fica em frente a minha casa, é só eu colocar a cabeça pra fora da janela do meu quarto que enxergo os cartazes dos filmes que irão estrear na sexta-feira, ou dos horários das projeções, ou das promoções vigentes.
O legal do Cine XV começa pelo exterior do prédio, é um daqueles galpões que parece mais que abrigava uma quadra de futebol de salão antes, todo cor laranja escuro, super “bem pintado”, super descolado, o ingresso parece mais um cupom fiscal de supermercado, mas aqueles cupons que você recebe e tem que se esforçar para ler, tamanha falta de tinta da impressora que imprimiu tal coisa, mas enfim isso não importa, o importante é o filme, e é ai que vem o real problema do lugar.
O som, que parece ser um mono disfarçado de stereo, ainda passa, minha audição não é lá das mais exigentes, mas a projeção é terrível, alias, muito terrível, ela é extremamente tremida, seus olhos ficam acompanhando aquele sobe-baixa, sobe-baixa da projeção, começa a dar uma leve dor de cabeça, começa a incomodar, incomodar tanto, que o cérebro acaba por se acostumar com esse sobe-baixa da projeção, e quando você se da conta, pronto, seus olhos já estão sobe-baixa, sobe-baixa, e quando acaba o filme e você sai do cinema, parece que o mundo todo esta tremido, sobe-baixa, sobe-baixa, o mundo todo se transforma num filme exibido no Cine XV, até você se acostumar com o fim do sobe-baixa, claro, tomara que eu esteja em Foz na época do Batman novo.
Outro lugar tão bom quanto o Cine XV de se freqüentar é a tal da Rua XV, o grande centro de encontro da galera mais descolada e bonita da cidade, principalmente num domingo a tarde. Lá de tudo se encontra um pouco, mas a figura típica de tal lugar, é o estudante - de - agronomia - filho - de - fazendeiro - pançudo - que - calça - bota - de - couro - e - ouve - sertanejo - a - toda - estacionado - na - frente - do - cachorro - quente - achando - que - apavora, achando que apavora em todos os sentidos, que ta arrasando com as meninas, que ta arrasando porque ta bebendo um monte de cerveja, que ta arrasando com o look super descolado, que ta arrasando com a ranger do pai, que ta arrasando com a barriga vermelha de fora, que ta arrasando com o chapéu do xororó, que ta arrasando com a mais agradável das musicas a toda com o som toscamente regulado onde só se ouvem um tremidos distorcidos do bumbo da bateria e mais nada. Agradável, agradabilíssimo.
Tem também o Totys, que é o bar na frente da facul, na verdade não tenho nada contra ele, tem a sua cervejinha com o preço dentro dos conformes, tem bastante gente no meio da semana, tem uns carinha que tocam lá de vez em quando um rock n roll, típico lugar que se encontram alunos metidos a intelectualóides, com seus óculos a la Fernando Meirelles, cheio de cores nos aros quadradinhos-xiques discutindo marxismo, indie rock e filminhos que ninguém nunca viu. Tudo bem, com tudo isso eu já me acostumei, agora o que é bastante desagradável no tal do Totys, é que ele tem um horário fixo para nos mandar embora do estabelecimento, que é exatamente as duas da manha, (2:15, 2:20 , 2:25, por ai), é sempre assim, deu esse horário lá vem o véio Toty com a mesma desculpa “olhe rapaziada, tamo cansado, ta tarde, mas amanha vocês voltam que a gente vai abri normal” , claro que vai abrir, e claro que vai nos expulsar de novo as duas da manha. Mas daí a gente vai no Barbyro.
Ah sim, e o único local genuinamente underground rock n roll que existia na cidade fechou, pra completar a diversão.

Meme do livro:

Bom bom, um amigo blogueiro me passou isso, e agora repassarei-o com medo de represarias da vida, a “brincadeira” é a seguinte, abra o livro mais próximo na página 161, leia e copie a 5ª frase completa de tal página, o livro que escolhi é O Evangelho Segundo Jesus Cristo, que estou lendo super devagar, na média de 1 a meio capítulo por dia:

“Jesus gozou do abrigo de um tecto nesta sua primeira noite de viajante.”

Tenho que passar para mais 4 amigos blogueiros, mas como não tenho tanto amigo assim nesse mundão virtual, apenas passo a bola para mais dois: o Igu e a Tati.
Enjoy!

8 comentários:

Marcela disse...

saussure é tão apaixonante... pelo menos no primeiro ano né HUASHHSIUSHUA!

Tati disse...

hadgsasdjagdjka.... que legal vc descrevendo as maravilhas da sua cidade, é mesmo empolgante! Tiop, o cinema, mesmo sendo podrão deve ser massa ter um cinema tão perto de casa. Eu adoraria!
E gostay do meme, vou fazer sim!

;o)

Siguilita disse...

haha...
ta arredio o garoto...entendo... Guarapuava tmbem me indigna...

pois é... pois sim..pois não... como Led é bão...

bjokas

Hellen ^^ disse...

estudante - de - agronomia - filho - de - fazendeiro - pançudo - que - calça - bota - de - couro - e - ouve - sertanejo - a - toda - estacionado - na - frente - do - cachorro - quente - achando - que - apavora....

RACHEI DE RIR COM ESSA!!!!

AH... E EU CONHEÇO O TOTY, MAS NUNCA FUI NO BAR DELE...

Tatiana Lazzarotto disse...

Um dia eu ainda escrevo sobre as expressões q Guarapuava me ensinou.

Nem preciso dizer q ri com seu texto, vc estava aqui ao lado. Haha

Ao contrário do João, eu comento, mas atualiza!

Bjo

Crees disse...

Fer....inebriante seu blog!!
e além de tudo me fez rir até doer a barriga!
m encaixei em algumas descrições... ;)
Guarapuava deve ser um lugar interessante, pelo menos há uma tentativa de cinema, coisa que nao existe em Medcity valley!
quem sabe algum dia eu vá visitá-lo!
nao deixe de escrever...é fascinante o mundo sob seu olhar!

bjo bjo ;*

Debora Berger disse...

Só busquei 'cine xv' no google e vim parar aqui. lógico que nao pude deixar de ler o que um colega, provavelmente universtário estava achando da 'minha' cidade, e estou de acordo com o escito, especialmente no que tange os agronomos,pançudo, bebados, etc..
mas acredite, essa espécie está se alastrando para outras cidades, outros campus, etc. hehe

beijos!

Anônimo disse...

Fer, esqueceu de mim, também sou blogueira =/