O Diabo a Quatro:

Tudo tem um princípio, e de onde vem essa comédia com gags visuais cheias de sincronismo, toda uma verborragia que não nos deixa raciocinar o que foi dito, o andar engraçado do personagem, o total nonsense da situação, o personagem estúpido muito fora da casinha sendo levado a sério numa situação séria!?
Está lá, em meados da década de 30,com os irmãos Marx.
O filme em questão é Diabo a Quatro (Duck Soup, 1933), dizem que o melhor dos irmãos.
Os irmãos Marxs são a típica trupe de humoristas, tal qual o pessoal do Monthy Python ou Os Três Patetas ou ainda Os Trapalhões, mas a diferença é que foram eles que começaram com esse negócio de um conjunto de comediantes.
Os irmãos são: Groucho Marx, o falador, que tem uma metralhadora de tiradas, Chico Marx com seu sotaque italiano, Harpo Marx com suas buzinas que tomavam o lugar de seu falar (embora ele não fosse mudo, claro), e Zeppo Marx, que atuou em poucos filmes.

Chico, Groucho, Harpo e Zeppo
Vindos do teatro Vaudeville, mantiveram a caracterização desse tipo de performance em seus filmes, que geralmente contava com Groucho como protagonista, e Chico e Harpo aparecendo como velhos amigos ou irmão, o Diabo a Quatro foi o último filme que Zeppo apareceu, e bem secundariamente por sinal, depois ele acabou trabalhando sempre atrás dos holofotes na produção.
No filme, Firefly (Groucho Marx) é chamado para comandar uma nação que estava em crise, e acaba se desentendendo com um embaixador de um país vizinho, esse desentendimento irá gerar uma guerra entre os dois países. Chico e Harpo(que fica o tempo todo cortando coisas dos outros com uma tesoura) são dois espiões que tem como missão seguir e descobrir tudo sobre Firefly; e Zeppo é apenas um soldado do país comandado por Groucho, ele aparece com mais destaque no final do filme.
Um dialogo do filme
Firefly: Não que eu me importe, mas onde está seu marido?
Teasdale: Como assim? Ele está morto?
Firefly: Aposto que ele tem usado isso como desculpa.
Teasdale: Eu estava com ele até o seu amargo fim.
Firefly: Não me admira que ele tenha morrido.
Teasdale: Eu o tomei em meus braços e o beijei.
Firefly: Ah, sim! Então foi assassinato. Você casaria comigo? Ele deixou algum dinheiro para você? Responda a segunda pergunta primeiro.

Firefly e Mrs.Teasdale
Era esse o tipo de dialogo que Groucho tinha, além de várias frases espirituosas que ele colecionou em muitos de seus filmes:
“Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas, custam tanto!”
“As noivas modernas preferem conservar os buquês e jogar seus maridos fora”
“Não entro para clubes que me aceitam como sócio.”
“Atrás de todo homem bem-sucedido, existe uma mulher. E, atrás desta, existe a mulher dele.”
E por ai vai...
O filme tem momentos impagáveis, repare sempre que Groucho chama por seu automóvel presidencial o que acontece, ou ainda na cena da barraca de limonada e de amendoin o que eles aprontam na troca de chapéu pra cima do vendedor de limonada, que fica doido da vida, ou a melhor de todas, a cena do espelho,

Sketch do espelho
Aliás a influência dos Irmão Marx está explícito em vários filmes ou séries de comédia, de onde você acha que Woddy Allen tirou a idéia de que ser prolixo e fazer digressões em diálogos seria interessante, ou ainda, de onde você acha que veio o modo com que o Pernalonga fica comendo aquela cenoura e andando de um lado pra outro com ela ora na boca mastigando-a ora segurando-a na mão, é tudo cacoete de Groucho.
Diabo a Quatro é um filme para você assistir dando gargalhadas, se você tiver pelo menos um fino senso de humor, irá dar muitas, agora, se você gosta de piadas escatológicas, que frisam a flatulência, o sexo ou coisa assim, é melhor trocar de irmãos, procure os Farelly.